top of page

20 Curiosidades sobre Carros:


1- O primeiro acidente automobilístico no Brasil foi causado por um integrante da nossa cultura, o autor do hino à Bandeira: Olavo Bilac. Em 1897, ele perdeu a direção e bateu contra uma árvore no Rio de Janeiro, a 4km/h. Ele ficou ileso, mas seu carro sofreu escoriações.


2- Quem gosta de dirigir ouvindo uma musiquinha? O americano George Frost foi quem teve essa brilhante ideia de utilizar som no carro. Em 1922, com apenas 18 anos, ele instalou um rádio no seu Ford modelo T.


3- Até 2030 devem existir aproximadamente 2 bilhões de carros no mundo. Já que o número mundial de carros aumenta em ritmo frenético, duas vezes maior que a população.


4- Os carros consomem mais da metade do petróleo produzido no mundo todo.


5- A Ferrari é modelo menos fabricado no mundo: no máximo quatro carros por dia.


6- A multa de trânsito mais cara foi realizada na Suíça, por lá a penalidade é proporcional à renda do infrator. Um milionário, pagou 1 milhão de dólares por ter furado o sinal vermelho.


7- A cada ano são colocados nas ruas do planeta cerca de 60 milhões de novos veículos, 165 mil por dia.


8- Bob Marley, rei do reggae, tinha uma BMW. O motivo era a sigla, com o nome de sua banda: Bob Marley and the Wailers.


9- O carro mais vendido de todos os tempos: a picape Ford F-Series vendeu cerca de 34 milhões de unidades.


10- O francês Alfred Faucher, em 1906, foi responsável pela criação dos espelhos retrovisores. Além disso, ele também inventou a luz de freio e o pisca-pisca.


11- O recorde de carro mais rodado do mundo é de um Volvo P1800S de 1966, que registrou no hodômetro 4.862.595 quilômetros em 2013. Isso equivale a mais de 120 voltas em torno do planeta Terra.


12- A primeira multa automotiva divulgada foi aplicada em Dayton, nos Estados Unidos. O motorista dirigia em velocidade alta.


13- O cinto se segurança foi desenvolvido em 1959, pelo engenheiro, Nils Bohlin, da Volvo. Com o objetivo de oferecer proteção a todas as pessoas no trânsito, a detentora dos direitos do equipamento (Volvo), abriu a patente para que qualquer montadora pudesse usufruir da criação. A decisão foi tomada porque para eles, a decisão de salvar vidas, era mais importante que os lucros.


14- Em 2020, cerca de 78 milhões de carros de passeio foram produzidos no mundo, segundo dados da Oica.


15- A maior fabricante de carros de passeio é a China, que produz mais de um terço dos carros no planeta (33,9%). O Brasil ocupa a nona posição, com aproximadamente 2,5%.


16- A Tesla é atualmente a montadora mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 185 bilhões (aproximadamente R$ 960 bilhões) em 2020.


17- Um carro fica em linha de produção em média 24 horas, 10 horas são gastas somente com a pintura dos veículos.


18- O Guinness Book, garante que o menor carro do mundo (com licença para circular) é o inglês Wind UP. Ele tem 104 centímetros de altura, 129 centímetros de comprimento e 66 de largura. O veículo pode atingir até 60 km/h.


19- O carro mais caro de todos os tempos custou 7,8 milhões de dólares: é um Bugatti Royale Kellner Coupe de 1931.


20- Os primeiros carros eram conduzidos por meio de uma alavanca, como um joy stick. Quem descobriu a maior eficiência da direção circular foi o francês Alfred Vacheron, em 1894.




bottom of page