A manutenção CORRETIVA é mais cara que a PREVENTIVA
Certamente você já se deparou com a afirmação de que consertar um problema mecânico é mais caro do que investir em manutenção preventiva.
Como é possível constatar a veracidade dessa afirmação?
É fato que o motorista brasileiro NÃO tem o hábito de verificar coisas básicas na manutenção do veículo que dirige. Nem mesmo aqueles itens que não ensejam em nenhuma despesa.
Quer um exemplo? Calibrar os pneus. Aí está uma manutenção que NÃO gera nenhum custo para o proprietário deste veículo e, no entanto, é pouco ou nada praticado pelos condutores.
A falta desse cuidado gera vários prejuízos, dentre eles o mais comum: aumento no consumo de combustível. Isso mesmo. Caso você não saiba, pneus subcalibrados (com baixa pressão de ar) são um dos grande vilões para o aumento do consumo de combustível – e se tem algo que interfere diretamente no caixa da empresa são os gastos com abastecimento.
Com isso acho que podemos concordar que nem mesmo em algo simples e gratuito, como o exemplo acima, há a cultura de manutenção, falar do restante exigiria algumas centenas de linhas. Portanto, vamos direto ao ponto:
TENHA UM CHECK LIST
São muitos os itens a serem verificados no veículo – alguns deles diariamente. Para não correr o risco de esquecer de um deles, é importante que se tenha em mãos um check list contendo TODOS os dispositivos que precisam ser analisados.
Para te ajudar com isso, criamos este check list onde relacionamos tudo para você ficar tranquilo e não se esquecer de nada.
Agora, colocar o check list no porta luvas e não utilizá-lo, de nada adianta, não é mesmo?! Portanto, se liga na próxima dica para evitar esse problema:
ESTABELEÇA UMA ROTINA
Como disse Charles Duhigg, autor do livro “O PODER DO HÁBITO”, o ser humano tende a se habituar a fazer aquilo que consegue repetir, cotidianamente, por pelo menos 21 dias.
Desse modo, o ideal é que durante um mês, um monitor ou gestor de frota faça TODOS OS DIAS, com cada motorista, a passagem do check list e, ao final desse período, seus colaboradores já terão desenvolvido o hábito de executar essa tarefa. Depois disso é só monitorar.
PREMIE OS MELHORES NA MANUTENÇÃO
Algo comum em qualquer empresa é COBRANÇA – exigir dos colaboradores que estes executem suas funções com maestria. Entretanto, muitas vezes, nos falta a capacidade de elevar suas auto estimas.
Um presentinho, uma promoção ou um simples elogio são ingredientes que não deveriam faltar em nenhuma organização. Mas, infelizmente, sabemos que a rotina pesada do dia a dia nos faz esquecer destes “detalhes” poderosos.
Portanto, PREMIAR aqueles condutores que se sobressaíram ao fazer uma manutenção adequada, com o mínimo ou nada de intervenções corretivas, é, sem dúvida alguma, uma EXCELENTE estratégia.
CONCLUSÃO
Manter a frota em pleno funcionamento e sem surpresas desagradáveis é algo que evita furos na agenda da logística e, até mesmo, despesas com multas de trânsito por veículos em mau estado de conservação.
E foi pensando te ajudar nas tarefas de gestão da sua frota e treinamento de seus colaboradores que nós criamos o TREINAMENTO ONLINE PARA MOTORISTAS DE FROTA.
Em nosso último texto eu mostrei que motorista treinado elimina os riscos de envolvimento em acidentes e neste eu mostrei como evitar ter o veículo multado.
Clique aqui e inscreva-se para receber os próximos textos onde vamos abordar outros temas relacionados à gestão de frota.